Estudo de A Sentinela, Imite os anjos fiéis, Semana de 14 a 20 de julho de 2025, Comentários e respostas.
Estudo de A Sentinela, Imite os anjos fiéis, 14 a 20 de julho de 2025, comentários e respostas.
“Louvai ao Senhor, todos os seus anjos” (Sl 103:20).
1, 2. a) O que nos distingue dos anjos?
O que nos diferencia dos anjos é o fato de eles terem sido criados muito antes dos humanos. Eles são mais poderosos do que nós e são santos e justos a um nível inatingível para nós, porque somos imperfeitos.
1,2. b) O que temos em comum com os anjos?
O que temos em comum com os anjos é que tanto eles quanto nós podemos refletir as belas qualidades de Jeová. Desfrutamos da liberdade de escolha, temos nossos próprios nomes e personalidades, diferentes tarefas em nosso serviço a Jeová e a necessidade de adorar nosso Criador.
3. O que podemos aprender com os anjos fiéis?
Podemos aprender muito com o exemplo de anjos fiéis, como sua humildade, seu amor pelas pessoas, sua perseverança e seus esforços para manter a adoração a Jeová pura.
OS ANJOS SÃO HUMILDES
4. a) De que maneiras os anjos mostram que são humildes?
Os anjos demonstram sua humildade obedecendo sem hesitação às instruções de Jeová. Apesar de seu grande poder, sabedoria e experiência, eles realizam as tarefas que lhes são atribuídas sem se gabar de suas habilidades ou realizações. Eles se alegram em fazer a vontade de Deus, mesmo que ninguém saiba seu nome ou reconheça sua obra. Além disso, eles se recusam a aceitar a glória que pertence somente a Jeová.
4. b) Por que os anjos são humildes? (Salmo 89:7)
Os anjos são humildes porque amam a Jeová e o respeitam profundamente, reconhecendo sua grandeza e dando glória somente a ele, como indica o Salmo 89:7.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A humildade dos anjos advém do seu amor e respeito por Jeová. Os anjos nos mostram que, não importa quão grandes sejam nossas habilidades ou realizações, devemos sempre manter uma atitude de obediência e modéstia.
5. Como um anjo demonstrou humildade ao corrigir o apóstolo João? (Veja também a imagem.)
O anjo demonstrou humildade ao corrigir o apóstolo João quando este tentou adorá-lo após receber uma visão chocante. Em vez de aceitar a glória, o anjo o interrompeu, dizendo: “Cuidado! Não faça isso. Sou apenas um escravo como você. Adore a Deus.” Ele não se sentia superior a João, apesar de seu maior poder e experiência, e o corrigiu gentilmente, voltando toda a sua atenção para Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A humildade do anjo ao dizer a João: "Sou escravo como você", apesar de seu maior poder e experiência, nos ensina a não nos sentirmos superiores aos outros, independentemente do nosso tempo de serviço ou de nossas responsabilidades, e a servir com humildade como verdadeiros escravos de Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Um anjo diz ao apóstolo João para não se curvar diante dele nem adorá-lo.
O anjo foi humilde quando falou com João e o corrigiu. (Veja parágrafo 5.)
6. Como podemos imitar a humildade dos anjos?
Podemos imitar a humildade dos anjos cumprindo nossas designações sem nos gabar ou destacar nossas habilidades. Não devemos nos sentir superiores por servir a Jeová por mais tempo ou por termos responsabilidades, mas sim nos ver como inferiores a eles. Assim como os anjos, devemos servir aos outros sem que se sintam mais importantes, demonstrando humildade em todos os momentos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Este princípio nos lembra que a verdadeira grandeza diante de Jeová é medida pela nossa humildade e disposição de servir. Ao rejeitar o orgulho e nos concentrar em ajudar nossos irmãos na fé, refletimos as qualidades de anjos fiéis.
7. Como podemos demonstrar humildade quando corrigimos ou aconselhamos alguém?
Demonstramos humildade ao corrigir ou aconselhar, se o fizermos com respeito e carinho, sem nos sentirmos superiores. Como o anjo com João, podemos ser firmes, mas gentis, para que a pessoa se sinta encorajada, não arrasada.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Este princípio nos ensina que a maneira como damos conselhos ou corrigimos revela nosso nível de humildade. Ao agirmos com bondade e empatia, refletimos o espírito dos anjos fiéis, que sempre buscam honrar a Jeová tratando os outros com dignidade.
OS ANJOS AMAM AS PESSOASS
8. a) De acordo com Lucas 15:10, como os anjos mostram que amam as pessoas?
De acordo com Lucas 15:10, os anjos demonstram seu amor pelas pessoas alegrando-se quando um pecador se arrepende. Eles se alegram quando uma ovelha perdida retorna a Jeová ou quando uma pessoa aprende a verdade e faz mudanças para servir a Deus. Eles se importam profundamente com o bem-estar espiritual das pessoas.
8. b) Qual o papel dos anjos na pregação? (Veja também a imagem.)
Os anjos desempenham um papel importante na pregação. Embora não preguem diretamente às pessoas, eles podem nos guiar àqueles que desejam aprender sobre Jeová. Quando pregamos, podemos ter certeza de que eles estarão lá para nos apoiar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Os anjos não são meros observadores, mas participantes ativos na obra de Jeová. Sua alegria com a resposta das pessoas à mensagem do Reino reflete seu amor pela humanidade. Além disso, seu papel na pregação nos encoraja a confiar em seu apoio ao cumprirmos essa importante tarefa.
ILUSTRAÇÃO
Um casal caminha pela rua com um carrinho de pregação. Anjos estão acima deles, fazendo com que a irmã note uma jovem sentada em um banco com o rosto triste.
Um casal que terminou de pregar com sua carroça está voltando para casa. Então, a irmã vê uma mulher com uma expressão triste. Ela entende que os anjos podem nos guiar até pessoas que buscam ajuda espiritual e se sente impelida a falar com ela e confortá-la. (Ver parágrafo 8.)
9. Como podemos imitar o amor que os anjos sentem pelas pessoas?
Podemos imitar o amor dos anjos regozijando-nos quando um irmão é readmitido, acolhendo-o calorosamente e demonstrando-lhe o nosso amor. Também podemos imitar o amor dos anjos entregando-nos totalmente à pregação e apoiando os irmãos no ministério, como ir pregar com um novo publicador ou ajudar um irmão mais velho ou doente a participar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Esta passagem nos ensina que o amor não é apenas um sentimento, mas uma ação. Assim como os anjos, podemos demonstrar nosso amor pelas pessoas por meio de gestos concretos, como apoiar aqueles que foram readmitidos, trabalhar arduamente na pregação e ajudar nossos irmãos e irmãs no ministério.
10. O que a experiência de Sara nos ensina?
A experiência de Sara nos ensina que, mesmo quando nossas circunstâncias limitam o que podemos fazer, sempre há maneiras de colaborar com os anjos na obra de pregação. Apesar de não conseguir sair da cama, Sara adaptou seu ministério e começou a pregar por telefone, o que resultou em 70 estudos bíblicos. Seu exemplo mostra que, com determinação e apoio, podemos encontrar maneiras criativas de continuar no serviço de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A perseverança de Sara nos inspira a não desistir diante das dificuldades, mas a buscar maneiras criativas de servir a Jeová, confiando em seu apoio.
Os anjos demonstram resiliência
11. De que maneiras os anjos fiéis nos dão um excelente exemplo de perseverança?
Anjos fiéis deram um excelente exemplo de perseverança, suportando a injustiça e o mal por milhares de anos. Testemunharam a rebelião de Satanás e de outros anjos. Enfrentaram a oposição direta de demônios poderosos e testemunharam a rejeição da maioria da humanidade a Jeová. Apesar de tudo isso, nunca deixaram de servi-lo com alegria e entusiasmo, confiando plenamente que Jeová cumprirá seu propósito.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Este exemplo dos anjos nos ensina que perseverança não é apenas tolerar dificuldades, mas manter a lealdade e a alegria enquanto aguardamos a justiça divina.
12. O que nos ajudará a perseverar?
Podemos perseverar como anjos fiéis se continuarmos a fazer o que é certo. Confiamos plenamente em Jeová e pedimos seu espírito. Ele nos dá a força, a paciência e a alegria necessárias para enfrentar a oposição e permanecer firmes.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Esta passagem nos lembra que a perseverança não depende apenas da nossa própria força, mas também da ajuda divina. Ao confiar em Jeová e buscar o seu Espírito, encontramos a força para superar qualquer desafio.
ANJOS AJUDAM A MANTER A CONGREGAÇÃO LIMPA
13. Que trabalho especial os anjos realizam durante os últimos dias? (Mateus 13:47-49)
Durante os últimos dias, os anjos realizam a tarefa especial de separar os maus dos justos, de acordo com Mateus 13:47-49. Como a pregação atrai milhões de pessoas de todas as esferas da vida, e algumas tomam as medidas necessárias para se tornarem cristãs, enquanto outras não, os anjos são encarregados de fazer essa separação para ajudar a proteger a pureza da congregação.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Esta história nos ensina que os anjos não são apenas observadores, mas também colaboradores ativos na proteção espiritual da congregação. Seu trabalho reflete o amor e o cuidado de Jeová por seu povo. Ela nos lembra da importância de valorizar e manter a pureza espiritual, sabendo que temos o apoio constante desses poderosos aliados.
14, 15. Como podemos imitar a preocupação dos anjos pela limpeza espiritual e moral da congregação? (Veja também as imagens.)
Podemos imitar a preocupação dos anjos com a limpeza espiritual, permanecendo moralmente puros, escolhendo boas companhias e evitando qualquer coisa que possa nos afastar de Jeová. Também ajudamos quando, com amor, encorajamos um irmão que pecou a buscar a ajuda dos anciãos. Se alguém for desassociado, nossa postura firme pode motivá-lo a reconsiderar e retornar a Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Isso nos lembra que manter a pureza espiritual da congregação é responsabilidade de todos. Agindo com amor e firmeza, não apenas protegemos a congregação, mas também demonstramos bondade para com aqueles que podem estar espiritualmente fracos.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Duas irmãs estão em um parque, sentadas em um banco, tomando café. Uma delas conversa com a outra, que olha para o outro lado. 2. Mais tarde, a irmã que estava conversando está no Salão do Reino, contando algo a dois idosos.
O que devemos fazer se descobrirmos que um irmão cometeu um pecado grave? (Ver parágrafo 14.)
16. De que maneiras você se esforçará para imitar os anjos?
Eu me esforçarei para imitar os anjos sendo humilde em minhas designações, demonstrando amor genuíno pelos outros, suportando provações com fé e contribuindo para a purificação espiritual da congregação. Dessa forma, agradarei a Jeová e farei parte de sua família para sempre.
COMO PODEMOS IMITAR AS SEGUINTES QUALIDADES DOS ANJOS?
Sua humildade
Podemos imitar a humildade dos anjos cumprindo nossas tarefas sem buscar reconhecimento ou glória pessoal. Não devemos nos considerar superiores aos outros, mesmo que tenhamos mais experiência ou responsabilidade, mas sim servir com modéstia e considerar os outros como iguais. Quando corrigimos ou aconselhamos, fazemos isso com gentileza e respeito, sem julgar ou humilhar, assim como o anjo que gentilmente corrigiu o apóstolo João.
Seu amor pelas pessoas
Podemos imitar o amor dos anjos regozijando-nos quando alguém é readmitido na congregação e acolhendo-o calorosamente. Também podemos fazer o nosso melhor para pregar com diligência e apoiar nossos irmãos e irmãs no ministério, como acompanhar novos publicadores ou ajudar irmãos e irmãs mais velhos ou doentes a pregar.
Seu interesse pela limpeza da congregação
Nós nos esforçamos para permanecer moral e espiritualmente limpos, escolhendo boas companhias, rejeitando o que nos distancia de Jeová e ajudando amorosamente aqueles que cometem erros a buscar a ajuda dos anciãos. Dessa forma, protegemos a congregação.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário