Estudo de A Sentinela, “Seu irmão se levantará”, Semana de 12 a 18 de junho de 2023, Comentários e respostas práticas.
Estudo de A Sentinela, “Seu irmão se levantará”, 12 a 18 de junho de 2023, Comentários e respostas.
“Disse Jesus a [Marta]: 'Seu irmão se levantará'” (JOÃO 11:23).
1. Como uma criança expressa sua fé na ressurreição?
Matthew, um menino de 7 anos que sofre de uma doença grave e passou por várias cirurgias depois de ver um videoclipe no Broadcasting mostrando seu irmão dando as boas-vindas a seus entes queridos na ressurreição, expressou sua fé em seus pais a esta Esperança, contando eles: "Mamãe e papai viram que se eu morrer vou ressuscitar, eles podem esperar por mim" tudo vai dar certo.
Se esse jovem que está com uma doença grave quando assistiam a um programa da TV JW com seus pais viu um videoclipe em que irmãos aparecem recebendo seus entes queridos na ressurreição quando terminou, esse jovem se aproximou de seus pais e os levou pelo mão e papai e mamãe disseram a eles que viram que se eu morrer vou ressuscitar eles podem esperar por mim tudo vai acabar bem, com essas palavras comoventes certamente vemos claramente que para ele a esperança da ressurreição era muito real .
Sim, é um videoclipe muito bonito com um título muito próximo e foi apresentado no programa em novembro de 2016.
2, 3. Por que é bom meditarmos na esperança da ressurreição?
A Bíblia nos ensina que devemos estar preparados e meditar porque não sabemos o que pode acontecer de forma inesperada. Podemos ficar doentes ou perder um ente querido na morte. Portanto, se nos prepararmos meditando na esperança da ressurreição, poderemos suportar essas provas, mesmo que apareçam quando menos esperamos.
Os textos bíblicos de Lucas 12:7 e João 11:23 nos ajudam a meditar sobre o fato de que Jeová nos conhece muito bem e nos ama muito. Portanto, devemos ver a morte apenas como um sono profundo. Pensando que se morrermos, Jeová nos ressuscitará para que possamos desfrutar do descanso de suas promessas no paraíso, o que fortalece nossa fé e nos prepara emocional e espiritualmente para enfrentar provações tão difíceis quanto doenças graves, e o que podemos dizer sobre esse inimigo que causa muitos danos que é a morte.
É bom fazermos essa meditação porque como diz o livro de Eclesiastes 9:11 aqui, diz que imprevistos acontecem com todos nós, e não sabemos como esse acontecimento pode cair sobre nós, como um familiar ficar doente que é um imprevisto ou a morte de um ente querido, então aqui vemos a importância de ter essa esperança porque a Bíblia diz, Jeová diz através de sua palavra que ele é um pai amoroso que se interessa por nós e bem, ele realmente leva isso em conta Ele diz que também nos conhece que para ele, seu poder é nos dar de novo se vamos morrer, nos dar de novo a vida através da ressurreição porque ele nos ama tanto que nos dá a oportunidade de viver para sempre.
Sim, com base nesse mesmo texto de 1 Tessalonicenses 4:13 que menciona que a promessa da ressurreição nos ajuda a não nos entristecer como quem não tem esperança, meditando periodicamente não quando já estamos em uma situação, mas antes nos ajuda a ver o luto de uma maneira diferente nos ajuda a nos estabilizar de uma forma que as pessoas sem essa esperança não conseguem.
POR QUE PODEMOS CONFIAR NA PROMESSA DA RESSURREIÇÃO
4. Do que devemos estar convencidos para confiar em uma promessa? Dê um exemplo.
Devemos estar convencidos de que Jeová tem o desejo e o poder de cumprir todas as suas promessas. Portanto, a promessa da ressurreição é absolutamente confiável. Podemos ilustrar isso com o exemplo de um motorista altamente treinado e bem equipado que se oferece para ajudar um amigo a reconstruir sua casa. O amigo está confiante de que essa promessa será cumprida com sucesso porque conhece bem a reputação do construtor. Ele conhece sua capacidade, seu intenso desejo de ajudar e como você está bem equipado. Por isso, confia plenamente no cumprimento da sua promessa.
Existem dois fatores envolvidos, um deles é se você tem vontade e o segundo se você tem poder ou habilidade para realizá-lo, aqui está um exemplo de quando você sofre a perda de materiais devido a uma grande tempestade, se uma boa amigo Ele nos promete que vai nos ajudar a reconstruir a referida casa e sabemos que ele é sincero e que tem o poder de nos ajudar porque não haveria dúvidas de que ele o faria.
5, 6. Por que podemos ter certeza de que Jeová quer ressuscitar os mortos?
Temos certeza porque existem textos bíblicos que nos dão excelentes motivos para nos convencermos. Por exemplo, Jó 14:14, 15 mostra o desejo de Jeová de ressuscitar seus servos mortos. Da mesma forma, Isaías 26:19 e Apocalipse 20:11-13 descrevem profeticamente o cumprimento da esperança da ressurreição.
Outros motivos para se convencer se encontram em Atos 24:15, que mostra o desejo de Jeová de restaurar a vida a todos os que morreram sem ter a oportunidade de aprender da Bíblia. E João 3:16 indica que, graças ao resgate, Jeová tornará possível a ressurreição dos mortos.
Temos certeza porque Jeová tem o desejo de ressuscitar os mortos é claro que sim, porque em Isaías 26:19 ele menciona que inspirou vários escritores da Bíblia a mencionar a promessa da ressurreição, José 23:14 menciona quando Jeová promete algo faz.
Também é interessante que em Jó 14:14 e 15 lá ele usa a palavra saudade e uma referência a uma Sentinela diz que essa palavra saudade é um desejo intenso de ver algo intenso de desejar algo, então vê-se como Jeová tem isso desejo intenso de ver pessoas que também queremos e desejamos ver.
Se Jeová também deseja ou se lembra das pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender com ele, ele se lembra delas que também serão levantadas para serem instruídas.
Sim, e sabemos que Jeová desde o princípio, nós que estudamos a Bíblia, quando viu que a humanidade estava condenada à morte, fez um arranjo maravilhoso de querer trazer todos os seres humanos de volta à vida para que pudéssemos desfrutar o terra que ele criou para todos e que também nós pudéssemos adorá-lo em unidade e dar-lhe a glória que ele merece.
7, 8. Por que podemos ter certeza de que Jeová tem poder para ressuscitar os mortos?
Temos certeza porque Apocalipse 1:8 descreve Jeová como o Deus Todo-Poderoso. Assim, você pode derrotar qualquer inimigo, até mesmo a morte, como 1 Coríntios 15:26 aponta. Além disso, Jeová é o criador da vida, então ele tem o poder de trazer de volta à vida os que já morreram. Saber disso nos fortalece e conforta.
Alguém que estava muito convencido de que Jeová tem o poder de ressuscitar os mortos foi a irmã Emma Arnold. Ela e sua família tiveram que enfrentar severas provações durante a Segunda Guerra Mundial. Para consolar seu filho pela morte de vários entes queridos nos campos de concentração nazistas. Emma disse a ele que se a morte mantivesse a humanidade presa para sempre, ela seria mais forte que Deus. Mas não havia nada nem ninguém mais forte do que Jeová porque ele é o criador da vida, então ele poderia trazer os mortos de volta à vida. Certamente isso fortaleceu e confortou a ambos.
Outro motivo que nos convence é a memória infinita de Jeová. A Bíblia diz que ele chama todas as estrelas pelo nome. Assim, ele também se lembrará de todas as pessoas que morreram, até mesmo em detalhes como seu código genético, suas experiências e suas memórias.
Apocalipse 1:8 diz que ele é o todo-poderoso isso nos dá a entender isso significa que ele pode conseguir tudo ou fazer tudo porque ele tem todo o poder a Bíblia em primeiro Coríntios 15:26 diz que a morte é o inimigo é um inimigo, então como Jeová pode fazer tudo, ele derrotará a morte como o último inimigo.
E se também sabemos que ele tem uma capacidade de memória infinita porque de acordo com Isaías 40:26 ele conhece todas as estrelas pelo nome, ele também se lembra de todas as pessoas que morreram em detalhes, ele diz que até mesmo seu código genético pode ser lembrado para fazê-los ao ressuscitar terem a mesma cor dos olhos, a mesma cor do cabelo, os mesmos gestos que ele pode fazer e as mesmas memórias e personalidade, então ele tem toda a capacidade de trazer pessoas que morreram de volta à vida.
9. Por que você acredita na promessa da ressurreição?
Acredito na promessa da ressurreição porque sei que Jeová tem tanto o desejo de cumpri-la quanto o poder de realizá-la, pois já a demonstrou nos tempos bíblicos ao dar poder a Jesus e a alguns homens para ressuscitar os mortos.
Para mim, a prova mais convincente é que passei a conhecer a Jeová quando temos um relacionamento íntimo com ele, podemos ver que tipo de pessoa ele é e, portanto, depois que Jeová cuidou de nós durante toda a nossa vida e da maneira como Ele ouve e responde nossas orações. Parece-me impensável que se morrêssemos hoje ele iria esquecer, assim mesmo, tenho certeza que Jeová tem o desejo e sente falta dos servos e seus amigos que morreram, então isso me convence.
Se analisarmos também que Jeová promete o que cumpre e isso já foi no passado, também tivemos exemplos de como ele deu a alguns homens o poder de ressuscitar e principalmente a seu filho Jesus Cristo, podemos imaginar que ele o alcançará no futuro .
E esse relato de Lázaro é altamente destacado pelo fato de que não apenas as testemunhas de sua ressurreição viram e criaram tudo, mas os inimigos de Jesus também acreditaram que ele realizou aquele milagre a ponto de fazerem planos para matar Lázaro e Jesus. destruir a evidência deste milagre.
MORRE UM BOM AMIGO DE JESUS
10. O que acontece enquanto Jesus está pregando a dois dias de Betânia, e o que ele decide fazer? (João 11:1-3).
Acontece que seu amigo Lázaro fica doente e suas irmãs muito preocupadas mandam uma mensagem a Jesus, que está a dois dias de distância. Mas Lázaro morre mais ou menos ao mesmo tempo em que Jesus recebe a mensagem e, embora saiba que seu amigo acaba de morrer, decide ficar onde está por mais dois dias. Quando Betânia chega, Lázaro já está morto há quatro dias, mas a intenção de Jesus é fazer algo que beneficie seu amigo e ao mesmo tempo dê Glória a Jeová.
Bem, sim, ele estava pregando e eles enviaram a ele a mensagem de que Lázaro estava doente e logicamente também disseram a ele que ele havia morrido mais tarde, mesmo assim ele ficou mais dois dias no local onde estava para continuar pregando, ele fez isso com o intenção de fazer algo que beneficiasse seus amigos e desse glória a Deus, visto que isso foi feito com o propósito de que esperasse mais dois dias.
11. Que lição sobre amizade podemos aprender com essa história?
Esta história nos ensina que devemos estar dispostos a ajudar nossos amigos e outras pessoas em geral. Além disso, devemos tomar a iniciativa, ser empáticos e compassivos. Portanto, em Jesus temos um bom exemplo a imitar para nos tornarmos esse tipo de amigo.
Jesus detectou uma amizade muito próxima em termos de Lázaro porque ele não era mais seu amigo se não fosse seu amigo querido e isso era conhecido pelo núcleo próximo de Maria e Marta, quando ele estava doente porque Jesus com certeza deve ter ficado angustiado porque ele era seu amigo querido ele estava doente, como se nossos queridos amigos soubessem que ele tem notícias que está acontecendo, mas não só isso, ele disse que tinha um objetivo, o que era essa morte, ele poderia ter deixado tudo como muitos, talvez nós iria rápido, nós não temos esse poder, mas Jesus, por algum motivo ele estava demorando tanto, mas ele queria estar na presença deles.
Como diz Provérbios 17:17, Jesus conhecia esse texto em que menciona que o verdadeiro amigo ama em todos os momentos e é irmão na hora da angústia, Lázaro já estava descansando mas suas duas irmãs ficaram muito feridas, é então que ele decide ir vê-los como um verdadeiro amigo da família para ajudá-los e porque sabia que eles estavam passando mal, então isso nos leva a refletir, talvez saibamos que na congregação ou nas proximidades existem irmãos que estão passando por isso mas talvez não os consideremos nossos amigos e aí os deixamos em Stand Bye, mas justamente quando há angústia o quanto se aprecia que uma mão se estenda e aquele conforto e isso pode ser o começo de uma boa amizade.
Sim irmão, também o detalhe que Jesus Cristo esperava para ir com eles, como já mencionado ele poderia ter subido de longe mas teria sido muito impessoal sabemos o detalhe de como Jesus se comoveu com o que viu para eles, no final o parágrafo diz que o que Jesus Cristo estava fazendo era para beneficiar seus amigos e acima de tudo dar glória a Deus, então ele mostrou que era alguém que cuidava deles mas também usava isso para louvar nosso pai, podemos fazer o mesmo quando nós console nossos irmãos que estão sofrendo não vamos ressuscitar seu ente querido mas vamos dar o consolo das escrituras.
Sim, me faz pensar quantas vezes quando ocorre uma morte pensamos que ele mandou uma mensagem ou manda uma carta ou falo ao telefone, mas aqui podemos ver com o exemplo de Jesus Cristo muitas vezes estar lá ajuda os irmãos muito ou às vezes também pensamos bem devo ir ao discurso fúnebre porque não conhecia muito bem a pessoa, mas o fato de estarmos na presença também ajuda muito para a pessoa que está sofrendo aquela perda.
12. O que Jesus prometeu a Marta e por que ela podia confiar que ele a cumpriria? (João 11:23-26).
Jesus promete a Marta que seu irmão se levantará. Ou seja, ele viverá novamente. Ele também a fortalece dizendo: Eu sou a ressurreição e a vida. Marta pode confiar que Jesus cumprirá essa promessa não apenas pelas palavras que ele mesmo lhe disse, mas também porque Jesus já havia ressuscitado uma menina dos mortos logo após sua morte e um jovem, aparentemente no mesmo dia em que ele morreu.
Jesus, para consolá-la, avisa a Marta que Lázaro vai ressuscitar e ela sabia da esperança da ressurreição, mas o que ela não sabia é o que Jesus tinha o propósito de fazer naquele momento, como já vimos, para dar Glória a Deus e para que também glorifique o seu nome, então é quando ele diz a ela eu sou a ressurreição e a vida, ele tinha o poder de fazer isso e como vimos também o desejo, por isso é tão importante que Marta confiou que quando ela ouviu as palavras diretamente de Jesus e Ele o fez, estou confiante nisso e a surpresa que eles trouxeram quando Jesus realizou a ressurreição foi algo alegre para eles e é algo inédito até para nós.
Porque é muito provável que até aquele momento ela já tivesse ficado sabendo dessas outras ressurreições anteriores que Jesus já havia feito, ele havia ressuscitado uma menina logo após sua morte e um jovem aparentemente no mesmo dia, mas ela não acreditou nisso naquele momento era ressuscitar seu irmão.
"LÁZARO, SAIA!"
13. De acordo com João 11:32-35, como Jesus reage quando vê Maria e outros chorando? (Ver também desenho).
Quando Jesus a viu e os judeus que estavam com ela chorando, comoveu-se no mais profundo do seu ser, sentiu-se angustiado e as lágrimas vieram-lhe aos olhos, a ponto de os judeus dizerem: "Vejam como o amava" referindo-se para Lázaro.
Ao vê-los ouvir choro, Jesus se entristeceu por muito tempo e toda essa situação traz lágrimas aos seus olhos.
Se, ao ver a cena de seus amigos e dos judeus que os acompanhavam, o registro em João 11 diz que ela se comoveu no mais profundo de seu ser e se sentiu angustiada, e com essas emoções suas lágrimas obviamente correram.
Quando recebemos instintivamente uma notícia triste, a gente toca o coração, mas Jesus Cristo já sabia que seu amigo Lázaro havia morrido e mesmo assim ele está com sua veste forte na mão, né, e uma de suas irmãs Lázaro é vista dobrada de dor por causa de o que eles estão conversando com ele e a cena parece muito triste.
14. O que a reação de Jesus às lágrimas de Maria nos ensina sobre Jeová?
Visto que Jesus reflete perfeitamente como seu pai sentia e pensava, a maneira como ele reagiu nos ensina que Jeová é um Deus que sente terna compaixão e fica profundamente comovido quando vê nossas lágrimas de dor.
Ela nos ensina como Jeová é um Deus que sente compaixão por seus amigos, e saber disso nos faz querer nos aproximar de nosso amoroso Deus.
E assim entendemos porque a Bíblia nos mostra que Jesus reflete perfeitamente a forma de pensar e sentir de seu pai, ele é a sua imagem cuspida, então se Jesus Cristo se comoveu ao ver seus amigos sofrerem e chorarem, então Jeová também se comove, depois profundamente quando vê cada um de seus servos sofrer.
Eu gosto muito do Salmo 56:8 que é citado aí, em parte o salmista fala de Jeová que ele recolhe suas lágrimas em um odre e aí ele diz que talvez não estejam anotadas no seu livro, então esse jeito de ser de Jeová também é visto de uma forma diferente. semelhante em como Jesus agiu da maneira que sentiu quando viu seus amigos sofrerem neste caso por causa da dor da morte que Jeová também sente, me impressiona que ele chega a escrever em um livro o lágrimas de dor que sofremos, então que bom que Jeová o Deus que servimos é assim.
ILUSTRAÇÃO
No desenho podemos perceber e apreciar a dor das pessoas, parentes e entes queridos que estavam naquele momento antes do evento da morte de Lázaro, e como Jesus é tão afetado quanto eles, por isso ele compartilhou desde o primeiro momento sua dor, pois ele sabia o que eles sentiam.
Jesus chora junto com Maria, Marta e outros que também estão de luto. Jesus ficou profundamente comovido ao ver seus amigos chorando. (Ver parágrafos 13 e 14).
15. De acordo com João 11:41-44, o que acontece no túmulo de Lázaro? (Ver também desenho).
O que acontece na sepultura deve ser impressionante. Jesus gritou: Lázaro, venha para fora e Lázaro saiu envolto em faixas como era o costume naquela época. Isso ocorre após uma oração e súplica a Jeová, que ao aceitar essa oração mostra que o que Jesus estava prestes a fazer estava de acordo com a sua vontade. Lázaro ressuscitou para testemunho de todos os presentes e alegria de seus parentes.
Sim, quando Jesus chega ao túmulo pede que tirem a pedra mas depois a irmã diz-lhe que talvez já deva cheirar mal porque já se passaram quatro dias e ele diz-lhe que não te disse isso se acreditasses você podia ver a glória de Deus E então para ele dar glória a Jeová ele faz uma oração porque ele quer dar a ele todo o crédito e então ele diz então ele grita Lázaro e Lázaro sai da tumba então na nota de estudo de João 11:17 ele menciona que os judeus acreditavam que após três dias da morte, a alma da pessoa saiu, então quatro dias já se passaram aqui para todos os judeus que estavam assistindo. Eu gostaria que fosse impensável que ele fosse ressuscitar uma pessoa morta, portanto, dessa forma, Jesus deixou claro que Jeová lhe deu o poder de realizar esse milagre.
Também podemos notar o testemunho desde que Jesus Cristo assumiu o comando, ele sabia muito bem que tinha o poder de fazer aquele milagre em nome de Jeová, mas ele disse que vou fazer em voz alta para que você saiba o que se espera no futuro. e que ele é um Deus que tem muito poder que é todo-poderoso.
16. Como o relato do capítulo 11 de João nos ajuda a ter mais confiança na esperança da ressurreição?
Isso nos ajuda porque é demonstrado que Jesus, assim como Jeová, quer e pode cumprir a promessa da ressurreição. Jesus disse a Marta: Eu não te disse que você acreditou, você pode ver a Glória de Deus. Portanto, o capítulo 11 de João nos dá excelentes motivos para crer que Jeová cumprirá sua promessa de ressuscitar os mortos.
A fé desempenha um papel muito importante em acreditar que Jeová cumprirá sua promessa e, assim, podemos ver de forma mais realista a esperança de que no futuro veremos nossos entes queridos que adormeceram na morte.
Até então, muitas pessoas que haviam ressuscitado haviam morrido em pouco tempo e quando temos esperança na Bíblia que os mortos ressuscitarão dos túmulos, o exemplo de Lázaro nos mostra claramente que as pessoas que vão ressuscitar virão fora das sepulturas, mesmo quando de repente não há vestígios físicos dessa pessoa, este exemplo de que Jesus ressuscitou Lázaro de sua sepultura nos dá uma forte convicção para o futuro de que as pessoas, independentemente de onde morreram, Jeová Deus, por meio de Jesus Cristo, ele tem o poder regenerar novamente para criar um corpo como o conhecíamos.
ILUSTRAÇÃO
E vê-se o Iluminismo, as pessoas não acreditaram não aceitaram porque já se passaram quatro dias, estão em estado de choque há quatro dias e é evidente que o cadáver estava em decomposição, Marta imaginou que tinha que esperar mas não, não estava naquele momento porque ali estava Jesus Cristo e ele queria mostrar que nos ama e pode nos ressuscitar.
Jesus diz a Lázaro, que está envolto em panos, para sair do túmulo. Marta, Maria e outras assistem maravilhadas do lado de fora do túmulo. Jesus demonstrou que pode trazer os mortos de volta à vida. (Ver parágrafos 15 e 16).
VAMOS TORNAR A RESSURREIÇÃO MAIS REAL PARA NÓS
17. O que devemos fazer quando lemos sobre as ressurreições mencionadas na Bíblia?
Devemos meditar em como cada um deles demonstra que Jeová deseja e pode trazer os mortos de volta à vida. Na verdade, devemos ter como meta o estudo minucioso de cada um deles. Principalmente a de Jesus e buscando lições para nós, pois esta é uma base sólida para nossa fé.
Bem, temos que meditar em cada caso porque estão em circunstâncias diferentes, já analisamos o de Lázaro, então podemos estar analisando os outros casos que existem mulheres filhos de homens, procure lições, pense em como cada exemplo mostra como Deus cuidou de cada um deles e como deseja trazer de volta à vida cada um dos mortos que agora estão.
18. Como podemos aproveitar as canções que falam da ressurreição? (Veja também nota.)
Podemos aproveitá-los para fortalecer nossa fé na esperança da ressurreição e torná-la muito mais real para nós. A partir daí, é bom ouvi-los, cantá-los e falar sobre o que suas letras nos ensinam no culto familiar. Também é bom memorizar essas canções e gravar suas palavras em nosso coração, para que, quando passarmos por uma provação que ameace a vida ou percamos um ente querido, o espírito de Jeová nos ajude a lembrar delas para nos dar consolo e força. .
E algumas das canções que podemos aproveitar são, por exemplo: Cântico 139 com o título "Você se vê no novo mundo", Cântico 144 intitulado: "Não pare de olhar para lá", Cântico 141 "Jeová chamará eles". E também: “Eles são muito próximos”, “A vida real” e “Você vai ver”.
Devemos pensar que essas músicas são destinadas a fortalecer nossa fé sobre a esperança da ressurreição, isso vai torná-la mais real para nós, por isso gosto muito de ouvi-los cantar sobre eles porque suas letras sempre nos ajudam a gravar mais em nosso coração esta bela esperança.
19. Como podemos usar nossa imaginação ao pensar na ressurreição? (Veja o quadro “Que perguntas você faria a eles?”).
Assim como a irmã mencionada no parágrafo, podemos usar nossa imaginação para pensar em como será o encontro com os personagens bíblicos, que perguntas faríamos a ela. Podemos também imaginar o reencontro com nossos entes queridos que já faleceram e pensar em quais seriam as primeiras palavras que diríamos a eles, quão forte seria o abraço que lhes daríamos e a enorme alegria que sentiríamos ao nos vermos. de novo.
Sim, bem, o primeiro exemplo é a esposa de Noé e a pergunta poderia ser qual é o seu nome, o que eles fizeram para proteger seus filhos do mal que nos cercava e esta resposta está em Gênesis 6:5 e 13.
Mas alguém que eu gostaria de personagens bíblicos antigos, eu gostaria muito de reencontrar Abraão e perguntar a ele o que você sentiu quando viu Isaque nascer, para ver cumprida a promessa que Jeová te fez de que te daria um filho na sua idade.
Sim, a pergunta que eu faria ao Jonás é como estar dentro do estômago de uma baleia, se ela pudesse respirar, se cheirasse mal, se pudesse caber, se os sucos gástricos não pudessem desintegrá-la, então talvez fosse uma aventura que , já que tinha os detalhes, valeria a pena.
Que perguntas você faria a eles?
Imagine que você está conversando com os ressuscitados no novo mundo e que você faz as seguintes perguntas:
Para a esposa de Noah: Qual é o seu nome? O que eles fizeram para proteger seus filhos do mal que os cercava? (Gn 6:5, 13).
Para Isaac: O que estava passando pela sua cabeça enquanto você subia a montanha com a lenha? (Gn 22:6-8).
Para Jó: Como você se sente agora que sabe o que estava acontecendo no céu enquanto você passava por aquela provação? (Jó 1:6-12; 2:1-7).
Para João Batista: Como foi ouvir a voz de Jeová? (Mateus 3:13-17).
Ao criminoso que foi executado ao lado de Jesus: O que mais você pode nos dizer sobre os últimos momentos de Jesus na fogueira? (Lucas 23:39-43).
20. O que devemos continuar a fazer?
Devemos continuar fortalecendo nossa fé na promessa da ressurreição, se assim fizermos nos aproximaremos cada vez mais de Jeová, que é essa linda esperança.
Se eu fortalecer minha esperança, estarei mais perto de Jeová, que já providenciou essa esperança para cada um de nós.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que podemos confiar na promessa da ressurreição?
Porque Deus é todo-poderoso e nos dá motivos para confiar que ele tem a capacidade de trazer a ressurreição. A ressurreição de Lázaro é sinal de que Deus tem o poder de vencer a morte e restaurar a vida, pois se pôde ressuscitar Lázaro, também poderá ressuscitar outros no futuro.
Podemos confiar na promessa da ressurreição devido à vontade e poder de Deus, bem como nos exemplos bíblicos de ressurreições passadas. Além disso, a promessa de eliminar a morte do sofrimento nos dá confiança de que Deus cumprirá sua palavra.
Porque Jeová tem o desejo de ressuscitar os mortos, ele inspirou vários escritores a escreverem justamente essa promessa, essa esperança que todos nós agora temos, mas ele também tem o poder de ressuscitar nossos entes queridos que já morreram, ele conhece até os mínimos detalhes. que eles têm toda a sua personalidade para trazê-los de volta à vida, por isso podemos confiar nessa promessa.
O que aprendemos com o relato da ressurreição de Lázaro?
Do relato da ressurreição de Lázaro, aprendemos várias lições importantes. Primeiro, aprendemos que Jesus tem o poder de trazer os mortos de volta à vida, como demonstrou ao ressuscitar Lázaro após 4 dias morto, e segundo, aprendemos que Jesus fica profundamente comovido quando vê nossas lágrimas de dor e quer remova a morte e a tristeza que ela causa.
Ficamos sabendo que com certeza foi algo extraordinário, embora Jesus já tivesse realizado outras duas ressurreições anteriormente, a ressurreição de Lázaro foi singular porque ele já estava morto há quatro dias e depois quem provou, além das crenças dos judeus que eles se separaram, que ele poderia fazer isso porque tinha o poder que Jeová lhe dera para realizar essa ressurreição.
E não importa quanto tempo tenham dormido na morte, Jeová os tem em mente e vai ressuscitá-los.
O que você pode fazer para tornar a esperança da ressurreição mais real para você?
Para tornar a esperança da ressurreição mais real para nós, podemos fazer o seguinte: Podemos ler e meditar nos relatos bíblicos das ressurreições e procurar lições para nós mesmos, depois estudar cada um desses relatos em profundidade e pensar sobre como cada exemplo Isso mostra que Deus quer e pode trazer os mortos de volta à vida.
Também ouça, cante e fale sobre as músicas que falam da ressurreição no culto familiar, pois podemos memorizar as músicas e gravar suas palavras em nossos corações para que, em momentos difíceis, o espírito de Jeová nos ajude a lembrar delas e nos ajude conforto fortalecer.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site são apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto, este site não se responsabiliza por "O conteúdo dos anúncios que aparecem" , uma vez que os anunciantes não são Testemunhas de Jeová. Portanto, sugerimos que você não preste atenção ou confie em tais anúncios. Atenciosamente AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário